Nov 4 14 - ABDRI Workshop 2

ABDRI: Curso de Gestão Documental no Registro de Imóveis – Aspectos Teóricos e Práticos

A Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário (ABDRI) está promovendo o curso Gestão Documental no Registro de Imóveis – Aspectos Teóricos e Práticos, que ocorrerá no dia 11 de novembro, das 9h às 17h, no Hotel Pergamon – Frei Caneca, n. 80..

O objetivo é oferecer conhecimentos teóricos e práticos referentes aos procedimentos necessários à gestão dos documentos de arquivo dos cartórios de Registro de Imóveis, visando atender às demandas internas e regulatórias (CNJ/CGJSP) de forma eficiente e econômica.

O workshop é voltado para Oficiais de Registro, seus prepostos e profissionais que atuam nas áreas de arquivo e tecnologia da informação dos cartórios de Registro de Imóveis.

A instrutora é Paola Rodrigues Bittencourt, mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, servidora do Arquivo Nacional; atua como arquivista da Coordenação-Geral de Gestão de Documentos desde 2006. Para mais informações, acesse: http://lattes.cnpq.br/1644225204208570

.
Programação:

.

9h – 10h30 – Aspectos Teóricos
  • Teoria das três idades
    • Corrente
    • Intermediário
    • Permanente
  • Ciclo de vida dos documentos dos cartórios.
  • Conceitos e princípios arquivísticos básicos para desenvolvimento das atividades em arquivos dos Cartórios de RI. Exemplo: Conceito de documento, arquivo, documento de arquivo; princípios arquivísticos, documento físico, eletrônico e híbrido;
  • Gestão dos documentos dos Cartórios de RI. 
    • O que é gestão de documentos?
    • Fases da gestão de documentos
      •  Produção
      • Utilização
      • Destinação
  • Critérios de eliminação dos documentos;

 

10h30 – 10h45 – Coffee Break

.

10h45 – 12h30
  • Plano de Classificação e tabela de temporalidade – principais ferramentas de gestão dos documentos dos Cartórios de RI.
    • Por que são tão importantes?
    • Conceito, benefícios de aplicação;
    • Lógica da aplicação de código de classificação de documentos de arquivo

.

12h30 – 14h30 – Almoço (horário livre)

.

14h30 – 15h30 – Aspectos práticos,
  • Gestão de formatos físicos, eletrônico e híbridos – Racionalização da produção documental para otimização das atividades dos Cartórios de Registro de Imóveis;
  • Como organizar e gerenciar melhor os seus documentos e arquivos.

 

15h30 – 15h45 – Coffee Break

.

15h45 – 17h – Pinga-fogo

Registro Eletrônico e os Desafios da Gestão de documentos híbridos dos Cartórios Extrajudiciais.

  • Sérgio Jacomino – Registrador do 5º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital e autoridades convidadas.  

 

IMPORTANTE: O número de vagas é limitado. Preencha o formulário de inscrição, AQUI, e aguarde contato posterior da secretaria. Pedido sujeito à aprovação. O workshop contemplará os participantes com certificado.

3 Respostas

Deixe uma resposta
  1. Avatar
    Claudio Pineda
    nov 05, 2015 - 10:24 PM

    Gostaria de saber o endereço onde será realizado este workshop e qual o valor do investimento.
    Grato

    Responder
  2. Avatar
    JAIRO MENDES
    nov 06, 2015 - 10:57 AM

    Bom dia,
    Agradeço pela iniciativa no sentido do conhecimento.
    Não trabalho em cartórios, mais tenho um grande conhecimento em documentações através de serviços prestados a particulares, atuando como prestador de serviços.
    Gostaria muito em participar deste curso para enriquecer meus conhecimentos, e ajudar a quem precisar de mais informações em documentação imobiliária.
    Tenho 55 anos.
    At. Jairo Mendes

    Responder
  3. Avatar
    Paulo Medeiros
    nov 06, 2015 - 12:02 PM

    Como Escrevente e responsável de TI do Oficial de Registro de Itanhaém-SP, gostaria de participar deste importante curso.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2020 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório