destaque

ARISP participa de evento em homenagem aos 10 anos do CNJ

O presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, participou do lançamento do livro “Conselho Nacional de Justiça e sua Atuação como Órgão do Poder Judiciário – Homenagem aos 10 anos do CNJ”. O evento foi realizado na segunda-feira, 13 de abril, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, em São Paulo.

A obra foi organizada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente do TJSP, desembargador José Renato Nalini. Segundo o ministro, o momento é de comemoração, mas exige reflexão sobre a atuação do órgão criado em 2004 pela Emenda Constitucional 45.

lancamento livro CNJ 3“Dez anos de existência representam um momento importante em qualquer instituição. É um momento de comemoração, mas também de reflexão. Acho que é o momento de encararmos o futuro e voltarmos a nossas raízes e fazermos com que este órgão seja um verdadeiro órgão de planejamento estratégico que transforme a magistratura na verdadeira magistratura nacional, não seja um arquipélago de mais de 90 tribunais autônomos constitucionalmente, 16,5 mil juízes de vários ramos, federal, estadual, trabalhista, militar, eleitoral”, afirmou o ministro.

lancamento livro CNJ 2Já Nalini agradeceu ao ministro Lewandowski pela parceria. “Nós estamos muito confiantes na direção que o ministro está imprimindo ao CNJ, um órgão que precisa ser de planejamento da justiça e não de perseguição aos juízes e tribunais”, disse. “O Judiciário é transparente e não tem nada a esconder. Vossa Excelência pode contar com nossa lealdade, apoio e aplauso, pois temos certeza que sua gestão marcará a história do CNJ”.

Lewandowski também agradeceu ao TJSP pelo lançamento do livro e pelas parcerias com o Conselho. “Foi pioneiro na implantação das Audiências de Custódia, que é algo absolutamente revolucionário e que agora estão sendo seguidas por outros estados”, relatou. “O Presidente Nalini está colaborando com o avanço do CNJ, que comemora hoje dez anos de existência”.

O ministro disse que o aniversário de dez anos é um momento de comemoração, mas também, de reflexão. “O CNJ teve vários acertos. A sua parte correicional está definitivamente consolidada, comandada firmemente pela competente magistrada Nancy Andrighi. Para mim, é um aspecto superado”, pontua.

De um mero conselho, acabou se transformando, na verdade, em um verdadeiro órgão executivo, que trata hoje de vários assuntos importantes, como precatórios, sistema carcerário, saúde, conflitos agrários, terras indígenas, distribuição de certidões de nascimento, meio ambiente, entre outros”, disse Lewandowski.

lancamento livro CNJ 1Também participaram do evento o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad; o Secretário da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita; o Vice-presidente do TJSP, Desembargador Eros Piceli; o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Hamilton Elliot Akel; o Desembargador Ricardo Henry Marques Dip; o Presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Deputado Estadual Fernando Capez; o Presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Sinoreg/SP), Claudio Marçal Freire e o Vice-presidente da ARISP, Francisco Ventura de Toledo.

.

*Com informações da Agência CNJ de Notícias e do CNB-SP

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2019 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório