ARISP recebe visita de comitiva de Pernambuco

Na terça-feira, 27 de agosto, a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, recebeu a visita de representantes dos Registradores Imobiliários de Pernambuco, da Corregedoria Geral da Justiça do Estado de Pernambuco (CGJ-PE), da Perpart Investimentos (Pernambuco Participações e Investimentos S/A), da Prefeitura de Recife e Registradores Imobiliários pernambucanos. Eles visitaram a sede da ARISP e puderam conhecer o funcionamento dos sistemas desenvolvidos pela Associação. Também estiveram presentes o Secretário de Habitação de São José do Rio Preto, Renato Goés e representantes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU).

A comitiva foi recepcionada pelo presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos. Na ocasião foram apresentados o Sistema de Registro de Imóveis Eletrônico (SREI) e o Cadastro de Regularização Fundiária Urbana. A comitiva também pode conhecer as ferramentas como o Pedido de Certidão, a Matrícula Online e a Pesquisa Eletrônica.

visita ARISP 5A visita faz parte do evento Regularização Fundiária – São Paulo/Pernambuco, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça de São Paulo, por meio do programa Educartório.

“Hoje nós tivemos uma visão maior do que é o provimento de regularização fundiária aqui de São Paulo, que vai servir de base do de Pernambuco. Nós viemos até São Paulo para tomar uma lição para melhorar a nossa regularização fundiária. Foi excelente e além de nossas expectativas”, destacou Alda Lucia Soares Paes, Oficiala do 1° Cartório de Registro de Imóveis de Timbaube –PE.

O diretor-presidente da Perpart, Rodrigo Gayger Amaro, afirmou que o sistema desenvolvido pela ARISP garante a participação de todos os atores envolvidos nos processos de regularização fundiária além de proporcionar segurança e agilidade. “Foram dois dias de evento em que pudemos compreender a experiência de São Paulo e até mesmo antecipar alguns problemas que iremos enfrentar. A partir dessa troca de experiência podemos ganhar eficiência e velocidade para melhor atender a população do estado de Pernambuco. Este sistema garante segurança na tramitação dos processos e no acesso a informação. É um sistema que auxiliaria muito a regularização fundiária no estado de Pernambuco”, afirmou Gayger.

visita ARISP 4

Já o Secretário de Habitação de São José do Rio Preto, Renato Goés, destacou que a união de todas as entidades que tratam da regularização fundiária é essencial para que todo o processo realmente funcione. E disse que Pernambuco saiu a frente de São Paulo neste processo. “A Regularização Fundiária em São Paulo só ocorreu em razão da parceira ARISP, Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo, municípios e Governo do Estado. Esse encontro de hoje representa que essa parceria tem que ser muito maior, pois São Paulo é um exemplo nacional. Então agora partimos para um segundo tópico, uma segunda fase, de parcerias estaduais. Pernambuco saiu na frente de São Paulo, já que uniu esforços desde o início, já assumiu a parceria em nível estadual desde o começo, então isso os coloca na nossa frente e elimina diversos obstáculos”, enfatizou Goés.

visita ARISP 1Para a superintendente jurídica da CDHU, Ana Lucia Zaordo, o encontro também foi positivo para os representantes paulistas que tiveram a oportunidade de rever processos e assumir novos desafios. “Este encontro foi muito produtivo. Pudemos ver que nós estamos realmente a frente de muitos estados, e também achei que ficou muito visível que o caminho que deve ser tomado é o de tentativa e o da ousadia. Se o poder público tiver a iniciativa, estabelecer parcerias tudo vai fluir. O que não pode é visualizar os obstáculos e ficar engessado. Neste encontro pudemos também rever a nossa realidade, nós conseguimos enxergar outros obstáculos e por isso também tivemos benefícios, pois conseguimos ter um olhar de fora. Isso foi muito positivo”, disse Ana Lucia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2020 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório