Cartórios na Era Digital: Entenda como vai funcionar o registro eletrônico de imóveis; informatização reduziu o prazo de 30 para cinco dias e pode acelerar os repasses

Cartórios validam documentos para obtenção de cidadania

Cartório de Campinas passa a validar documentos para obtenção de cidadania

Mudança vale para certidões, diplomas universitários, entre outros. 4º Tabelião de Notas é o primeiro da região a realizar o serviço.

O 4º Tabelião de Notas, em Campinas (SP), passa a validar, a partir desta quarta-feira (29), documentos emitidos no Brasil para serem usados no exterior. O cartório é o primeiro da região a realizar este tipo de serviço.

A legalização será feita principalmente em documentos que facilitem a obtenção da dupla cidadania como certidões de nascimento, casamento e óbito, além de diplomas universitários, atestados de antecedentes criminais, reconhecimento de assinatura, escrituras, entre outros. 

O 4º Tabelião de Notas fica na Avenida Francisco Glicerio, número 1522, no Centro e campinas. O horário de funcionamento do cartório é das 8h30 às 17h somente de segunda à sexta-feira. Para mais informações basta ligar no telefone (19) 3231 2220.

Fonte: G1

-

Cartório de Sorocaba começa a legalizar documentos para obtenção de dupla cidadania

O cartório Registro Civil do 2º Subdistrito de Sorocaba começa a fazer a partir desta quinta-feira (30) a legalização de documentos emitidos pelo Brasil para que tenham validade no exterior.

Isso também vale para documentos emitidos no exterior para que sejam válidos em território nacional. Os outros cartórios da região farão o procedimento após autorização Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os principais documentos que podem ser legalizados em cartório para ter validade no exterior estão principalmente aqueles relacionados à obtenção de dupla cidadania, como as certidões de nascimento, casamento e óbito, além de diplomas universitários, atestados de antecedentes criminais, procurações, escrituras, matrículas de imóveis, documentos pessoais e administrativos, declarações oficiais em documentos privados, reconhecimento de assinatura, contratos, entre outros.

Desde agosto de 2016, os cartórios das capitais dos 27 Estados brasileiros já realizam o procedimento, que dá cumprimento à adesão do Brasil à Convenção da Apostila da Haia, que tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países membros do tratado internacional, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.

Até então, para um documento público ter validade no exterior era preciso submetê-lo a uma série de etapas, como a tradução juramentada, a autenticação no Ministério das Relações Exteriores (MRE) e depois reconhecer a autenticação em uma embaixada ou consulado do País estrangeiro, em processo que demorava meses.

O Cartório Registro Civil 2º Subdistrito está localizado na Rua Comendador Oetterer, 1089, na Vila Carvalho, em Sorocaba. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (15) 3231-1230.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2019 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório