Exposições “Carrilho da Graça: Lisboa” e “Coleção MCB – Novas Doações” no MCB

A TV Registradores visitou pela primeira vez o Museu da Casa Brasileira para conhecer duas exposições incríveis: “Carrilho da Graça: Lisboa” e a “Coleção MCB – Novas Doações”.

.

“Carrilho da Graça: Lisboa”

A mostra traz uma oportunidade única de conhecer as obra do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, como projetos construídos e não-construídos na capital portuguesa, desde alguns mais conhecidos, como a Escola Superior de Comunicação Social (1987-1993), quanto outros menos publicados, como o plano estratégico no programa Valis (Valorização de Lisboa), e seus projetos que concorreram para os pavilhões de Portugal na Expo’98.

.agenda-carrilo-2

O uso obsessivo do branco na mostra reforça a irregularidade sedutora das construções históricas, é como se Carrilho da Graça construísse suas galerias de arte às avessas: em vez de cubos brancos isolados, seus prédios são braços, torres e passarelas criados para destacar a beleza acidental da paisagem.

A exposição foi apresentada pela primeira vez no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, de setembro de 2015 a fevereiro de 2016, e no Museo de Arquitectura Leopoldo Rother, em Bogotá, Colômbia, de outubro a dezembro de 2016. A curadoria é feita por Susana Rato, arquiteta e colaboradora do escritório Carrilho da Graça, e Marta Sequeira, professora e pesquisadora na Universidade de Évora.

dffdsfsf

Atualmente, Carrilho da Graça trabalha em escritório próprio desde que se formou na Escola Superior de Belas-Artes em Lisboa. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prêmios, como o prêmio Aica (Associação Internacional dos Críticos de Arte) em 1992, a Ordem de Mérito da República Portuguesa em 1999, o prêmio da Bienal Internacional da Luz – luzboa em 2004, o título de “Chevalier des artset des lettres” pela república francesa em 2010, o “Prêmio Pessoa” em 2008.

A exposição “Carrilho da Graça: Lisboa” vai até o dia 19/3, na av. Brig. Faria Lima, 2.705, tel. (11) 3032-3727. Valor: R$ 8.

.

“Coleção MCB – Novas Doações – permanente”

Por séculos as peças da esfera doméstica têm sido responsáveis por materializar com clareza o estilo, as correntes artísticas, a história e o contexto socioeconômico das nações.

A mostra Coleção MCB – Novas Doações apresenta a remodelação do acervo do museu, composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje, e exibe ainda 87 peças inéditas recém-incorporadas ao acervo, notadamente do período moderno brasileiro.

Entre elas estão objetos de destaque no design brasileiro, como a Poltrona Jangada de Jean Gillon, a Luminária Concha de Fábio Alvim, a cadeira Oswaldo Bratke, e também projetos vencedores importantes na história do Prêmio Design MCB, como a poltrona Mandacaru, de Baba Vacaro, e a poltrona Cadê da Ovo Design.

.

Fonte: MCB, Folha e TV Registradores.

Fotos e reportagem: Jéssica Galter

Vídeo: Nelson Oliveira

Editor: Vaner Caram

.

agenda-carrilo-25

agenda-carrilo-30
agenda-carrilo-34

.

 

agenda-carrilo-28 agenda-carrilo-29
agenda-carrilo-34

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2017 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content