IR 2018 – Como declarar um imóvel financiado? | Conectando Registros e Pessoas
financiamento

IR 2018 – Como declarar um imóvel financiado?

O G1 recebeu perguntas de leitores sobre a declaração do Imposto de Renda de 2018, e pediu ajuda a especialistas para responder às questões dos contribuintes diariamente.

“É minha primeira vez fazendo o IRPF. Fiz uma compra de um apartamento em 2015 financiado pelo banco, em mais ou menos umas 190 parcelas, e venho pagando em dia. Como faço a declaração do imóvel? Tem que fazer, mesmo financiado pelo banco?”

Resposta: “Sim, o imóvel financiado pelo banco tem que ser declarado. Se nos anos anteriores a pessoa não estava obrigada à apresentação da Declaração de Ajuste Anual, o imóvel deverá ser declarado da seguinte forma: na ficha Bens e Direitos, coluna ‘Situação em 31/12/2016’, deverá ser declarado o valor da soma de todas as parcelas pagas até aquela data, e no campo ‘Situação em 31/12/2017’ deverá ser acrescido ao valor de 2016 a importância relativa às parcelas pagas em 2017.

Mas se em 2016 a pessoa estava obrigada a declarar e fez a declaração sem incluir o bem, nessa hipótese recomenda-se que, para evitar punições, seja apresentada declaração retificadora para constar o imóvel e a situação das parcelas pagas respectivamente em 2015 e 2016.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2018 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
nome
email
Receber e-mail? receber
não receber