Isopor

Menos Isopor, Mais Sustentabilidade

O isopor é bastante utilizado no mundo todo como embalagem de diversos produtos, como por exemplo, bandejas para embalagem de frios, carnes, frutas e legumes, copinhos descartáveis, proteção para produtos eletrônicos e eletrodomésticos. Apesar de ser composto 95% de ar e de apenas 5% de polímeros misturado a outros produtos químicos, o isopor não pode ser reciclado.

O maior problema é o descarte, pois comprovadamente estas embalagens vão parar dentro dos oceanos, muitos animais marinhos confundem o material com alimento e acabam morrendo.

tartaruga_patamaresDe acordo com o professor de biologia marinha da Universidade da Califórnia, Douglas McCauley, o produto traz ameaças químicas e mecânicas à vida animal. Isto porque o isopor tem enorme capacidade de absorção e carrega consigo uma variedade enorme de substâncias tóxicas presentes no mar e o resultado desta combinação, muitas vezes, vai parar no estômago de tartarugas marinhas e outros animais.

Esta semana foi decretada uma guerra contra o uso do isopor em Nova York. Todos os estabelecimentos comerciais estão proibidos de oferecer ou possuir copos, pratos e qualquer outro tipo de embalagem deste produto. A lei local nº 142, passou pela Câmara Municipal em 2013 e a proibição foi anunciada em janeiro deste ano. “Estes produtos causam reais danos ao meio ambiente e não têm lugar em Nova York”, afirmou Bill de Blasio, prefeito.

As empresas terão seis meses para se adequar à medida. Caso não cumpram a determinação, serão devidamente multadas.

8707201014_8501c8d3cf_bAqui no Brasil isto deve demorar para acontecer, mesmo assim, muitos brasileiros tentam criar produtos cada vez mais sustentáveis. Um exemplo disso é a empresa CBPAK, um empreendedor carioca, que desenvolveu recentemente alguns produtos, como copos e bandejas para embalagem, tubetes para o cultivo de mudas de árvores, 100% sustentáveis e que podem substituir o isopor. Estes produtos são feitos de fécula de mandioca e depois de utilizados, viram adubo orgânico.

copo mandiocaA Departamento Ambiental da ARISP, busca parcerias com empresas, como a CBPAK, que investem em tecnologias e produtos 100% sustentáveis. Invista você também nesta ideia!

Para saber mais, envie um e-mail para sustentabilidade@arisp.com.br

.

.

.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2018 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
nome
email
Receber e-mail? receber
não receber