Presidente da ARISP é convidado para apresentar palestra na ABBC

Flauzilino Araújo dos Santos falou sobre o Registros de Imóveis & Mercado Imobiliário. O registrador também apresentou a Central Registradores de Imóveis

Nesta terça-feira, 24 de março, a Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP, foi convidada pela Associação Brasileira de Bancos – ABBC, para uma reunião com a Comissão de Crédito Imobiliário.

O presidente da ARISP, Flauzilino Araújo dos Santos, apresentou a palestra sobre Registros de Imóveis & Mercado Imobiliário e o Registro de Imóveis Eletrônico; no qual falou sobre a capacidade dos registradores no avanço da área de tecnologia e informação registral.

 “Os Registradores de Imóveis já construíram uma infraestrutura completa de redes, softwares, legislação e normas técnicas capaz de responder positivamente aos desafios do Mercado Imobiliário, dentro da expectativa gerada pela Sociedade da Informação. Prova disso são os preparativos que implantarão o Serviço de Registro de Imóveis Eletrônico em todos os cartórios do país, com intuito de agilizar o Mercado Imobiliário”, disse.

Santos também ressaltou que o Registro de Imóveis não cria o mercado, mas é uma ferramenta sem a qual ele não pode desenvolver-se adequadamente. Segundo ele, a transparência resultante da publicidade registral faz com que o mercado seja, como um todo, mais confiável e mais eficiente.

O coordenador da Comissão de Crédito Imobiliário da ABBC, Laercio Souza, afirmou que a Central Registradores de Imóveis tem as ferramentas necessárias para atender a demanda do Mercado Imobiliário. Souza mostrou-se muito satisfeito com a apresentação.

“Os serviços que a ARISP disponibiliza hoje, dentro daquilo que o próprio site demonstra, são produtos aos quais os bancos necessitam quando falamos em transações imobiliárias. A obtenção das matrículas de forma eletrônica, as notificações para efeito de devedores; isso é fundamental e vai ajudar demais o mercado. O registro eletrônico é um divisor de águas no ponto de vista da agilidade do processo no contexto geral, a despeito de que as certidões eletrônicas se tornaram grandes facilitadoras para os bancos e toda população”, ressaltou Souza.

Estavam presentes no encontro os representantes da ABBC, Claúdio Eustaquio Freire, Ponceano Vivas, Renata Lima; os representantes do Banco Máxima S.A, Alberto Maurício Calô, Fábio Castanheira; representantes do Banco S.A, Maurício Pereira da Silva, Mayara Alves Paiva Araújo; e o representante do Banco Intermedium S.A, Marcos Fernando de Almeida.

Fundada em 1983, a ABBC surgiu para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional, e dessa forma, gerar benefícios a seus associados e à sociedade, agindo no sentido de colaborar no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. O corpo associativo da entidade, composto por mais de 80 instituições, congrega bancos e financeiras. Fazem parte das atividades da associação a prestação de serviços, assessoria técnica e a promoção de ações de cunho educacional visando capacitar os profissionais que tenham relacionamento com o setor financeiro.

.

*Com informações ABBC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2018 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
nome
email
Receber e-mail? receber
não receber