SÃO PAULO REGISTRA MAIS DE 43 MIL CONTRATOS DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS EM 2019

Esse volume representa alta de 4,3% na comparação com 2018. Os dados são dos Indicadores de Registro de Imóveis do Brasil, que neste mês traz também informações dos estados do Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina

 Com o objetivo de ampliar os dados do mercado imobiliário brasileiro, os Indicadores de Registro de Imóveis do Brasil apresentam neste mês dados de mais dois estados brasileiros, representados pelas cidades de Maringá (PR) e Joinville (SC). Os números passam a integrar a divulgação mensal dos Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil.

Em Maringá, terceira maior cidade do Paraná, o número de registro de compra e venda de imóveis registrou em maio alta de 3,4% na comparação com o mês anterior, e queda de 2,5% ante a abril de 2018. O acumulado do ano teve uma variação negativa de 3,1 % – o que corresponde 3.773 operações imobiliárias.

O presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR), Gabriel Fernando do Amaral, ressalta que a divulgação de Indicadores no Estado do Paraná, começando por Maringá, é resultado do esforço empreendido pelos registradores envolvidos no Termo de Cooperação com o objetivo de alcançar todo o Brasil.

“Estamos muito animados com os efeitos positivos que a divulgação desses dados trará, e esperamos que eles cooperem não só para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, mas que essas informações contribuam para o crescimento do mercado imobiliário em nosso estado”, comenta Amaral.

Já em Joinville – município catarinense com a maior participação no PIB do Brasil – houve queda de 3,1% nos registros de compra e venda no mês de maio em relação a abril deste ano. O resultado também é negativo na comparação com maio de 2018: – 13,2%. No acumulado do ano, os cartórios registraram 3.507 contratos de compra e venda, o que representa queda de 13,4%.

O diretor de tecnologia de informática do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC), Luiz Eduardo Freyesleben Silva, comenta a importância dos Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil.

“Começamos por Joinville, nossa cidade mais populosa e pretendemos dar continuidade incluindo diversos outros municípios. A sociedade, o mercado e uma boa e segura avaliação do ambiente de negócios precisam desse importante passo. Trabalhamos bastante para conseguirmos fornecer”, enfatiza.

São Paulo - Na capital paulista, maior mercado imobiliário do país, ocorreu em maio uma discreta queda nos registros de compra e venda: 0,9% em relação a abril de 2019, e 1,0% na comparação com maio de 2018. No acumulado do ano, o volume desse tipo de transação imobiliária foi de 43.254, o que corresponde a alta de 4,3%.

No que se refere às alienações fiduciárias (em que o imóvel é dado como garantia), os Indicadores mostram que nos últimos 12 meses os cartórios da capital paulista registraram um aumento de 16,5% desse tipo de registro. Já as execuções extrajudiciais dos inadimplentes (intimações) caíram cerca de 30,4% no mesmo período, enquanto o número de consolidações (perda da propriedade dada como garantia pelo devedor) teve retração de 19,2%.

Rio de Janeiro – A capital fluminense teve em maio aumento de 2,6% nos registros de compra e venda no comparativo com abril deste ano.  Em relação a maio de 2018, o cenário é negativo: queda de 14,2%. No acumulado do ano, os cartórios registraram 15.656 contratos de compra e venda, o que representa queda de 7,6%.

Sobre os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil

Os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil foram desenvolvidos pela Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (ARISP), Associação dos Registradores de Imóveis do Rio de Janeiro (ARIRJ), Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (ARIPAR) Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (CRISC), com a consultoria técnica e metodológica da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) a partir dos registros efetuados pelos Registros de Imóveis nos respectivos Estados.

Ao longo do ano de 2019, novos indicadores serão divulgados e disponibilizados ao público, com a inclusão de dados reunidos por associações de registradores de imóveis de outras Unidades da Federação.

Com divulgação mensal, os Indicadores do Registro de Imóveis do Brasil estão disponíveis para entidades, governo e público em geral no portal https://www.registrodeimoveis.org.br.

Mais informações à imprensa:

Coordenadora de Comunicação da ARISP

Raquel Aranha

raquel.aranha@arisp.com.br

Tel: (11) 98106.9377

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2019 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório