Segurança contra fraudes em cartórios | Conectando Registros e Pessoas

Segurança contra fraudes em cartórios

Técnicas de documentoscopia e grafotécnica oferecem mais segurança nos trâmites documentais. Curso no próximo dia 24

A perita documentoscópica Maria Regina Faria Hellmeister, docente do curso

A perita documentoscópica Maria Regina Faria Hellmeister, docente do curso

Evitar que falsários prejudiquem os cidadãos de boa-fé e impedir que os cartórios lavrem documentos falsos. Esses são os principais objetivos do 10º Curso de Grafotécnica e Documentoscopia, que será realizado no próximo dia 24 de outubro pela Universidade do Registro de Imóveis – UniRegistral.

“O curso foi elaborado visando oferecer técnicas confiáveis para os cartorários que diariamente encaram o desafio de avaliar a autenticidade de documentos e assinaturas”, explica a perita Maria Regina Faria Hellmeister, que há 19 anos ministra cursos de documentoscopia e grafotécnica. Ela acompanha a evolução das fraudes, como as que são praticadas por modernos falsários digitais, e é a responsável por orientar mais uma turma de alunos da UniRegistral.

Em entrevista ao portal iRegistradores, a perita documentoscópica fala da importância desse tipo de conhecimento para mais segurança nas atividades registrais e notariais.

P- Quais os problemas de falsificação que mais aparecem nos cartórios?

Maria Regina Hellmeister – Os problemas de falsificações em cartório podem começar se não for identificada a falsificação do documento pessoal apresentado pelo estelionatário e o cartório aceitar esse documento para fazer o cartão de assinaturas. A partir desse momento podem ser lavradas falsas escrituras públicas de venda e compra, dentre outras, bem como falsas procurações, inclusive para reconhecimento de firma por autenticidade para a transferência fraudulenta de veículos, etc. 

P- Como os profissionais devem lidar com essas fraudes?

Maria Regina Hellmeister – As práticas adquiridas pelos funcionários de cartório em suas funções diárias aliada aos conhecimentos técnicos têm permitido que se coíba grande número de falsificações. Nos últimos anos houve um decréscimo no sucesso do falsário. No curso esses profissionais aprendem a identificar numerosos casos de falsificações e adulterações em documentos, o que vai ajudá-los ainda mais.

P- Golpes e fraudes documentais são comuns? Quais são suas principais consequências?

Maria Regina Hellmeister – Sim, são comuns. Mesmo com o decréscimo nas fraudes e golpes documentais nos cartórios, infelizmente as tentativas ainda são muitas. As consequências são péssimas tanto para a vítima, que tem seu nome usado pelo falsário, quanto para o cartório, que tem responsabilidade objetiva pelos atos que pratica.

P- Este é o 10º curso que a senhora ministra na UniRegistral. Como foram as experiências anteriores com o público dos cartórios?

Maria Regina Hellmeister – Sempre encontramos grande aceitação e interesse dos participantes por todos os temas abordados, uma vez que o curso foi criado especialmente para atender as necessidades e sanar as dificuldades dos cartorários.  

P- Qual a principal vantagem do profissional que faz esse curso?

Maria Regina Hellmeister – O funcionário do cartório aprende como observar uma assinatura, além de sua forma, aliando a prática de conferente a conhecimentos técnicos. Ele também aprende a verificar a autenticidade de um documento e é alertado para as inúmeras formas que o falsário usa para aplicar seus golpes. Essas ferramentas proporcionam mais segurança para o funcionário aceitar ou não um documento ou uma assinatura.

 O Curso

Além de propiciar melhores condições de análise documental para registradores, tabeliães, escreventes e demais operadores do Direito, o 10º Curso de Grafotécnica e Documentoscopia servirá também de requisito parcial para a obtenção de credenciamento como Agente de Registro de Certificação Digital. As vagas são limitadas. Faça já sua inscrição!

Serviço

Local Hotel Century Paulista
Endereço Rua Teixeira da Silva, nº 647 - Paraíso, São Paulo/SP
Investimento R$ 280,00 por pessoa – inclusos os dois coffee-breaks e o almoço

Inscrição direta pelo participante:

http://www.uniregistral.com.br/arisp/cursografotecnica/CadastroParticipante.html

Inscrição por cartório/empresa:

http://www.uniregistral.com.br/arisp/cursografotecnica/CadastroEmpresa.html

Mais informações pelo e-mail: contato@uniregistral.com.br

Sem resposta

Deixe uma resposta
  1. paulo sergio
    out 30, 2009 - 04:28 PM

    Solicito com antecedência informação sobre o próximo curso de SEGURANÇA CONTRA FRAUDE EM CARTÓRIOS.

    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2018 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
nome
email
Receber e-mail? receber
não receber