Senador sugere acordo para desocupação de área indígena no MT | Conectando Registros e Pessoas

Senador sugere acordo para desocupação de área indígena no MT

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira, 11 de dezembro, o senador Cidinho Santos (PR-MT) lamentou os conflitos na região de Suiá Missu, no nordeste matogrossense, entre produtores rurais e policiais durante a desocupação da reserva indígena Marãiwatsédé, que resultaram em 11 agricultores feridos.

– Várias vezes subi nesta tribuna para alertar o governo federal, para alertar as autoridades, do que poderia acontecer – lembrou o senador ao afirmar que não são respeitados os direitos daqueles que vivem na região há mais de 20 ou 30 anos, e que têm escrituras das terras que compraram ou ganharam.

Cidinho Santos ressaltou que as famílias deixaram suas casas e perderam suas propriedades sem nenhuma indenização e pediu “bom senso” ao governo federal e do Mato Grosso, e ao Ministério Público para não tratar os produtores como grileiros ou posseiros de terras. Ele reconhece que uma pequena parte é formada por médios e grandes fazendeiros “devidamente legalizados”, mas a maioria é de pequenos criadores e plantadores de arroz. O senador ainda desafiou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a mostrar quais são as áreas de assentamento rural para onde devem ser transferidos os moradores despejados.

– Onde estão as casas construídas nesses lotes? As estradas, as escolas, a energia elétrica? Não existe nada – afirmou o senador.

O parlamentar também anunciou uma reunião com o presidente da República em exercício, Michel Temer, e a bancada federal do Mato Grosso para pedir a suspensão da portaria que criou a reserva indígena na região, até que sejam apuradas “possíveis irregularidades” no processo e a negociação de um acordo entre as partes.

– Os próprios índios reconhecem que aquela área não é a área que lhes pertence – declarou Cidinho Santos.

 

Fonte: Agência Senado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2018 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
nome
email
Receber e-mail? receber
não receber