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Serventias Extrajudiciais de todo o país são premiadas no PQTA 2015

Na 11ª edição do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR, mais de 800 pessoas acompanharam a premiação de 111 serventias de todas as especialidades, em âmbito nacional, que investem em gestão de qualidade. As honras foram feitas durante o XVII Congresso Brasileiro de Direito Notarial e Registral, em Balneário Camboriú/SC.

No segmento do Registro de Imóveis, 49 Cartórios foram premiados com o PQTA, sendo 25 na categoria diamante, sete na categoria ouro, 14 na prata e três no bronze.  Há Cartórios campeões da qualidade em 16 estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Durante a premiação, estiveram presentes diversas autoridades, incluindo senadores, deputados federais de vários estados e ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Todas as unidades extrajudiciais foram premiadas de acordo com os resultados da auditoria coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação – APCER Brasil.

O PQTA tem como objetivo reconhecer ofícios que atendam requisitos de excelência e de qualidade na gestão organizacional e, também, na prestação de serviços aos usuários. Cada Cartório foi premiado de acordo com o resultado da auditoria coordenada pela Associação Portuguesa de Certificação – APCER Brasil.

Serventias do Estado de São Paulo

O Estado de São Paulo conquistou 10 prêmios PQTA 2015. A Central de Notícias Registradores conversou com os Oficiais das serventias premiadas sobre a importância do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR. Acompanhe as entrevistas exclusivas abaixo.

Patrícia Ferraz | Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica de Diadema

Prêmio: Selo Diamante

Site: www.registrodediadema.com.br

“Fiquei muito satisfeita em receber o selo Diamante no Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR, porque foi uma meta definida com toda minha equipe no ano passado. Em 2014, nos inscrevemos no PQTA para situarmos nosso nível de gestão. Já tínhamos um projeto de recursos humanos bem adiantado, que resultou na criação de um departamento de desenvolvimento humano e organizacional, que mudou completamente a dinâmica das relações entre nosso pessoal. Conquistamos, então, o selo Ouro, pois não possuíamos ainda a certificação ISO 9001 ou a NBR 15906. Em 2015, trabalhamos com afinco na busca das certificações faltantes. Criei uma comissão interna de gestão da qualidade, dedicando funcionários experientes e específicos para cuidar de todo o processo organizacional do cartório e contratei a assessoria da Brisot Consultoria & Treinamento Brasil. Nesse ínterim causamos uma revolução interna e, inclusive, criamos quatro curadorias com nossos colaboradores: de meio ambiente, responsabilidade social, saúde, segurança e cultura. A colaboração da equipe foi completa e decisiva para que pudéssemos construir um modelo de gestão ainda mais eficiente, um controle eficaz dos processos internos e com foco carinhoso em todos e em cada um dos colaboradores. Como já estávamos envolvidos com mudança de processos internos e com a noção de melhoria contínua internalizada, fomos adiante e buscamos também nos capacitar o padrão do Programa 5S – modelo de gestão da Toyota. Conquistamos, então, as certificações ISO 9001, NBR 15906 e Programa 5S, O Selo Diamante no PQTA/ANOREGBR foi, então, finalmente obtido. Estamos, aqui em Diadema, felizes com nossas realizações. Por isso quero incentivar todos os cartórios do Estado de São Paulo a participarem do PQTA ANOREG/BR. Nossos usuários, o sistema extrajudicial e cada um dos notários e registradores que só têm a ganhar com nossa capacitação em gestão. ”

Daniela Silva Mróz | Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito de São Mateus

Prêmio: Selo Diamante

Site: www.cartoriocivilsaomateussp.com.br

“Há quatro anos o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais do distrito de São Mateus participa do Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR. O reconhecimento do selo Diamante é o fruto de um trabalho realizado há sete anos, em parceria com a empresa Perfil Consultoria, que atua na área de gestão de qualidade, RH, entre outras. Nós desenvolvemos estruturas para padronizar o atendimento. Nesses últimos cinco anos investimos em nosso edifício-sede para atender toda a população de maneira eficiente e de qualidade. A região do cartório está localizada em uma área muito carente de recursos financeiros e, pensando no bem-estar de todos, fomos o primeiro prédio a oferecer acessibilidade para deficientes físicos, adaptando o elevador e a rampa de acesso. As instalações são excelentes. Procuramos estabelecer tempo mínimo de atendimento para os usuários não esperarem em longas filas. O que mudou e fez com que fôssemos reconhecidos pelo trabalho foi realmente a adaptação dos procedimentos. Todos os funcionários novos já recebem manuais de normas cartorárias – como por exemplo: descrições de funções, salários. Eu, exercendo o papel de Oficiala, motivo todos os cartórios do Estado de São Paulo a também participarem de um prêmio tão significativo. Hoje vivemos a realidade de cartórios que pensam na população e na qualidade dos serviços. O selo Diamante é a prova disso. ”

Arthur Del Guércio | Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Itaquaquecetuba

Prêmio: Selo Diamante

Site: www.delguercio.com.br

“Todo trabalho que realizamos tem como base zelar pelo bom atendimento. Ter o devido reconhecimento de suas práticas como válidas e adequadas é estimulante para quem está envolvido no processo. Sendo o terceiro ano seguido que participamos do PQTA, toda a equipe do Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Itaquaquecetuba faz parte do ganho. Isso é o que faz a diferença, pois o prêmio não é só para o tabelião, mas para todos os que compõem o grupo de trabalho. Ganhar o selo Diamante é uma prova de reconhecimento. Somos um dos poucos cartórios do Brasil que possui a ISSO 9001 – Qualidade no Atendimento ao Cliente, e todas essas certificações atestam que o trabalho está sendo bem feito. Além disso, para toda a classe é de suma importância a realização do prêmio. No manual de “boas práticas” do PQTA distribuído anualmente, todas as serventias podem compartilhar o que cada um está fazendo para melhorar a atividade registral e notarial num todo. Afinal, todos os cartórios têm como intuito prestar um bom serviço e um bom atendimento. ”

Pauliana Pinheiro da Cruz da Ponta | 1º Tabelião de Notas e Protesto de Avaré

Prêmio: Selo Diamante

Site: www.1cartorioavare.not.br

“O PQTA vem ao encontro de todo o trabalho desenvolvido na serventia, que busca competência e eficiência, com toda a equipe comprometida em oferecer serviços de qualidade. Esse prêmio corrobora e completa as nossas qualificações já certificadas ISO  9001 e NBR 15906. O desenvolvimento do trabalho para alcançar o prêmio consistiu especialmente em documentar todas as nossas práticas, métodos e sistemas, e ainda nos permitiu uma real visão do serviço realizado, mensurando erros, para corrigi-los e acertos, para melhorá-los. ”

Demades Mario Castro | Terceiro Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos de Bauru

Prêmio: Selo Ouro

Site: www.3tabeliao.com.br

“O prêmio para o Terceiro Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos é o reconhecimento do nosso aperfeiçoamento constante de procedimentos internos, que se refletem na qualidade da prestação de serviços aos clientes. Em nosso cartório adotamos medidas como controle de tarefas, execução práticas funções, fluxos novos de procedimentos. Ou seja, colocamos minuciosamente toda rotina no papel para ver como poderíamos melhorar. Às vezes existem procedimentos com inúmeros gargalos. Com isso, é preciso identificar esses gargalos para eliminá-los. No final, gera-se procedimentos rápidos e seguros. ”

Gladys Andrea Francisco Caltram | Tabelião de Notas e Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Cordeirópolis

Prêmio: Selo Ouro

Site: www.cartoriocordeiropolis.com.br

“A participação no PQTA é um diferencial para quem quer se enquadrar na norma NBR 15906 (Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registros). Nosso objetivo sempre foi estimular a serventia na mudança da cultura diária, promovendo assim melhorias contínuas de excelência. Sempre trabalhamos com gestão estratégica, que possui: aprimoramento, treinamento e conscientização. Isso resultou na identidade organizacional do nosso cartório, onde missão, visão e valores representam princípios éticos que norteiam todas as ações do nosso trabalho diário.”

Ana Paula Goyos Browne | Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Comarca de São Vicente

Prêmio: Selo Prata

Site: www.registrosaovicente.com.br

“Foi muito bom participar do prêmio. Toda a equipe se envolveu no trabalho que já realizamos na melhoria da prestação do serviço, e isso refletiu internamente no cartório, nos colaboradores, e resultou em um ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente. Esta é a primeira vez que participamos do prêmio. Gostamos muito da auditoria que foi realizada no cartório, pois aponta o desempenho em vários pontos e permite que tenhamos um aperfeiçoamento amplo. É muito importante todas as serventias extrajudiciais de São Paulo participarem do prêmio, existem cartórios totalmente qualificados para o PQTA. ”

Leonardo Brandelli | 1º Oficial de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas de Jundiaí

Prêmio: Selo Prata

Site: www.1registrojundiai.com.br

“Este prêmio representa o reconhecimento de todo um trabalho sério, ético e respeitoso que fazemos diariamente no 1º Registro de Imóveis e Anexos de Jundiaí. Ele expressa a nossa preocupação diária com uma prestação de serviço de qualidade, um atendimento ao usuário de forma ética, honesta, sempre de acordo com a legislação vigente, garantindo, então, total segurança jurídica em todos os atos por nós praticados. Somos hoje 56 colaboradores envolvidos nesse processo e, sem dúvida alguma, não teríamos alcançado essa conquista sem o esforço de cada um. Não teria como deixar de dedicar esse prêmio a cada um dos colaboradores que, diariamente, dá o seu melhor para garantirmos excelência em nosso atendimento e na prestação de serviços por nós realizada. Trabalhar de maneira séria já faz parte da nossa realidade, e imprimir mais e mais qualidade a cada ato, a cada atendimento prestado, é a nossa meta e o nosso desafio. ”

Luc da Costa Ribeiro | Oficial de Registro de Imóveis de Ribeirão Pires

Selo: Prata

Site: www.facebook.com/registrodeimoveisrp

“A importância do prêmio é o reconhecimento do esforço pela qualidade. Desde que assumi o cartório, em 2011, viemos implementando mudanças rumo a uma melhoria contínua. Trocamos todos os computadores, o servidor; depois mudamos de sede, e com isso, todos os móveis e equipamentos. Investimos em treinamentos e boas práticas. Nesses 4 anos já trouxemos dois consultores para nos auxiliar. Estamos atentos às boas práticas adotadas por outros cartórios e procuramos implementar as possíveis. Damos treinamento toda quarta-feira para a equipe e a aula fica disponível para futuras consultas no Youtube. Também gostamos muito da gestão ambiental responsável. Mas o que é mais importante para mim são as boas relações humanas dentro da equipe e da equipe com o público. O prêmio representa o reconhecimento (através de uma auditoria independente contratada pela Anoreg) do nosso esforço contínuo pela excelência. Todos os nossos dezessete colaboradores estão envolvidos nesse processo. O resultado é fruto do trabalho de cada um. Eu gostaria de dedicar este prêmio em primeiro lugar aos nossos usuários, que merecem um serviço de qualidade; em segundo lugar aos nossos colaboradores, como fruto de seu esforço; em terceiro lugar à mídia, como expressão da importância e qualidade do serviço registral brasileiro. ”

Rodrigo Valverde Dinamarco | Cartório de Registro Civil do 30º Subdistrito da Capital – Ibirapuera

Prêmio: Selo Prata

Site: www.tabeliaodinamarco.com.br/

“O prêmio estimula e orienta os registradores a prestarem um melhor serviço à população, atingindo um nível superior de excelência. A premiação é importante porque reconhece o trabalho e a estrutura das serventias. Entrei no PQTA para obter uma avaliação do trabalho que venho fazendo na minha serventia e pude perceber a seriedade e organização do prêmio que, ao final orienta, incentiva e premia as boas práticas na gestão da prestação da função pública. ” (Fonte: Anoreg-SP)

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