SP: Mercado imobiliário registra aquecimento em Ribeirão Preto

Cartórios de Ribeirão lavraram mais escrituras de maior valor

A comercialização de imóveis mais valorizados ajudou a aquecer o mercado imobiliário de Ribeirão Preto neste ano.

Dados coletados pelo Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão (Acirp) nos dois cartórios de registro de imóveis da cidade mostram que o valor total da escritura de compra e venda lavradas de janeiro a agosto cresceu 53% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, as operações de compra e venda de imóveis registradas nos cartórios neste ano, somaram R$ 2,8 bilhões, ante R$ 1,8 bilhão em 2012.

Prova de que imóveis mais valorizados foram negociados é que o volume de escrituras lavradas cresceu em uma proporção bem menor, de 18,5% no período.

“Estava procurando um imóvel para comprar desde o início do ano. Acabei fazendo um financiamento com um valor 10% maior do que tinha planejado porque o apartamento que encontrei tinha um valor um pouco mais alto. Mas valeu a pena”, diz a consultora de vendas Lívia Marcolinno.

Financiamentos

De acordo com Antonio Carlos Peixoto, diretor comercial de uma imobiliária de Ribeirão Preto, a facilidade de pagamento e nos financiamentos incentivou a venda de imóveis mais valorizados. Segundo o Banco Central, de janeiro a maio deste ano, o financiamento imobiliário em Ribeirão cresceu 31%.

Para Peixoto, o aumento nos valores registrados nos cartórios da cidade também mostra que os compradores estão mais conscientes e fazendo registros com valores corrigidos dos imóveis, para evitar problemas com recolhimento de impostos no futuro.

“E o mercado imobiliário em Ribeirão também apresenta números positivos de negócios, pois mantém um crescimento estável”, diz.

  arte cartorios riberiao preto

Entrega de unidades incentiva negócios

Além da estabilidade nos negócios do setor imobiliário, muitos empreendimentos lançados em 2009 e 2010, época em que Ribeirão passou pelo ‘boom’ de mercado, começaram a ser entregues.

Essa movimentação, segundo Antonio Marcos de Melo, delegado regional do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) em Ribeirão, contribuiu para o aumento expressivo de escrituras lavradas.

cartorio ri ribeirao preto“Muitos imóveis que estão sendo entregues agora tiveram escrituras passadas somente neste ano, isso gera esse aumento nos números dos cartórios”, diz.

O autônomo Carlos Plínio, 45 anos, comprou um apartamento na Zona Leste de Ribeirão Preto, recebeu o imóvel no início deste ano e lavrou a escritura logo em seguida.

“Não fiz antes porque não tinha como. Agora como já estou no imóvel fiz a documentação toda certinha”, diz.

Reflexo

Ainda segundo Melo, com as boas condições para a compra de imóveis nos últimos anos, as negociações foram impulsionadas no mercado imobiliário, o que reflete até hoje nos processo de atualização de escrituras.

“Há quatro anos, houve um grande aumento nas vendas de imóveis, principalmente por conta dos lançamentos. E hoje ainda existe uma boa movimentação no mercado”, diz o delegado regional do Creci.

.

Fonte: Site Jornal a Cidade

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2019 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório