TJSP: “Agenda 150 anos de Memória Histórica do Tribunal Bandeirante” homenageia desembargador José Fraga de Carvalho

O desembargador José Fraga Teixeira de Carvalho foi o homenageado na sexta-feira, 04, dando sequência a “Agenda 150 Anos de Memória Histórica do Tribunal de Justiça Bandeirante”.

Durante sua magistratura no TJSP, entre 1983 e 1996, o coordenador do projeto, desembargador Ricardo Henry Marques Dip ficou encarregado de conduzir a cerimônia em nome do TJSP.  “O propósito do Tribunal não é só passar em revista dados biográficos, mas relatar acontecimentos na vida do homenageado, aqueles que são importantes para marcar o temperamento, o caráter e a cultura dessas grandes personalidades”, afirmou.

O desembargador Teixeira de Carvalho foi professor de Lógica do desembargador Ricardo Dip na Faculdade Cásper Líbero. Estabeleceu-se, então, uma relação de pupilo e mentor, que perdurou até o falecimento do homenageado, em 2012.  “Era homem de fidelidade integral a seus princípios, mesmo quando corria perigo de vida”, afirmou o orador da ocasião.

Dip ressaltou, também, que o homenageado era “extremamente preocupado com a verdade”, tanto na vida pessoal como na Magistratura. O caráter metódico e insistente na busca da informação correta, foram muitas vezes testemunhados por ele, que era seu assistente em diversos projetos. O orador não conteve as lágrimas quando, na presença da viúva e filhas, também muito emocionadas, renovou a promessa de orar todos os dias por seu mentor.

Em seguida falou o vice-presidente do TJSP, desembargador Eros Piceli, que agradeceu pelo evento que “deixa marcado para sempre o sentimento dos presentes”.

História

José Fraga Teixeira de Carvalho nasceu em 1927 na cidade de Jaú. Estudou Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, turma de 1950, vindo a ingressar no Ministério Público em 1951. Foi promotor durante 29 anos, chegando ao cargo de procurador de Justiça. Em 1983 foi nomeado juiz do 2º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo. Foi promovido ao cargo de desembargador em 1993, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 1996.

Presença

Participaram da solenidade o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Ricardo Mair Anafe; os juízes assessores da Presidência Paulo Antonio Canali Campanella, Deborah Ciocci, Maria de Fatima Pereira da Costa e Silva e Maria Fernanda de Toledo Rodovalho; o delegado chefe da Assessoria Policial Civil do TJSP, Fábio Augusto Pinto; o chefe de gabinete da Presidência do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, poeta Paulo Bomfim; a viúva do homenageado, Maria Wilma Tondella Fraga Teixeira de Carvalho; as filhas Flávia Tondella Fraga Teixeira de Carvalho e Cristina Fraga Teixeira de Carvalho Young; o genro Michael Charles Young; desembargadores; juízes, servidores e amigos.

*

*Com informações do TJSP 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

Notícias Relacionadas



Copyrıght 2019 ARISP. All RIGHTS RESERVED.

Content
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório